O “poder do não” fortalece a vontade

A vivência religiosa mostrará que uma existência descontrolada também é o caminho para o sofrimento. O indivíduo indisciplinado está constantemente inquieto e preocupado. Mas quem tem autocontrole conhece o caminho para a verdadeira felicidade.

Sempre que você acha que não pode passar sem determinada coisa, torna-se um escravo. O segredo da felicidade está em ser senhor de si. Você deseja fazer muitas coisas que não deve. Contudo se cultivar o poder de controlar seus desejos, terá autodomínio, mesmo que seja tentado. A maioria das pessoas precisa fortalecer o “poder do não”, que permite evitar o que não se deve fazer. Quando você diz “não cederei a este mal hábito”, e não sede, isto é autodomínio. O “poder do não” desenvolve a força mental.

O comportamento externo do homem reflete sua vida interna. Luxos exteriores não podem fazer a alma feliz;

Só quando controlamos nossa vida é que a alma experimenta felicidade e paz.

Todas as manhãs, quando acordo, tomo certas decisões e, durante o dia, açoito-me mentalmente para garantir que sejam cumpridas. Isto desenvolve grande força de vontade e, quando vejo todas as resoluções realizadas, sinto-me um vencedor. Assim, pratique o autocontrole. Se não o fizer, será constantemente arrastado pelas ondas da emoção.

Do livro: Romance com Deus
Autor: Paramahansa Yogananda

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui