Ajustado ou inadequado - Calos Ruas

Todos nós somos importantes nesta vida, temos uma consciência a lidar e alimentar de conhecimento e relações. Mas temos um ritmo dinâmico que tira o que temos de mais importante, o tempo.

No quadro “sábado qualquer”, ótima tira que sempre posto no grupo do Facebook, Comuni-Yoga, inspira mais uma vez uma escrita.

Temos aqui um tempo curto, mesmo parecendo longo quando somos jovens. Eu mesmo que estudo Yoga, Vedas, escrituras e sigo o Dharma penso que a morte um dia chega. A pergunta que não cala é, será que estamos usando a melhor forma do nosso tempo?

Reclamamos da vida, sofremos, vivemos tristes por qual motivo?

Será que nós somos tristes ou o que vivemos e aonde vivemos nos deixa tristes? Será que é escolha?

Existem diversas teorias por exemplo na psicologia que fala em “Ajustamento Social” é a capacidade que um indivíduo tem de buscar a harmonia na sociedade em que vive. O ajustamento social é quando o ser humano tem determinados comportamentos dentro da sociedade, de forma a adequar-se a ela, sem nenhum tipo de conflito.

Já na espiritualidade de Jiddu Krishnamurti afirma:

“Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade profundamente doente.” (Krishnamurti)

O bonequinho da tira me parece 1 desiludido, pois afirma ser aleatório. 2 não ajustado socialmente pois afirma que não pode contribuir com tema proposto. 3 finalmente entra em sofrimento quando o autor ruas não vai mais desenhar e que só tem 9 quadros para se expressar.

Será que eloe poderia ter usado esse tempo para praticar Yoga, meditar, ver uma familiar, amar uma pessoa, dizer que ama todo mundo, compor uma canção, fazer um curso, escrever um livro etc…

O que não é possível em 9 quadros?

O que não é possível na vida?

Nós somos criadores dos nossos caminhos, pois sabemos que um dia a história acaba, então porque não aproveitamos hoje?

Vamos viver o agora felizes compartilhando o que temos de mais sagrado e belo, nosso tempo de vida.

A vida contemporânea cheia de regras e adestramento fez com que houvesse uma padronização completa das pessoas, de tal maneira que todos se comportam do mesmo modo, falam das mesmas coisas, se vestem mais ou menos do mesmo jeito, possuem as mesmas ambições, compartilham dos mesmos sonhos, etc.

Vivemos engaiolados, tendo sempre que seguir o padrão, que se encaixar em normas pré-determinadas, como se fôssemos todos iguais. Sendo assim, a vida acaba se transformando em uma grande linha de produção, em que todos têm que fazer as mesmas coisas, ao mesmo tempo e no mesmo ritmo, de modo a tornar todos iguais, sem qualquer peculiaridade que possa definir um indivíduo de outro e, por conseguinte, torná-lo especial em relação aos demais.

Isso causa um desajustamento interior pois não está vivendo como sua consciência diz, e sim como é imposto.

Qual o sentido de adequar-se a uma sociedade que mata sonhos, porque eles simplesmente não se encaixam no padrão? Uma sociedade que retira a inteligência das perguntas, para que nos contentemos com respostas rasas. Então, por que se adequar?

Muitos vivem o choro silencioso para que ninguém saiba o quanto estão sofrendo.

O pior de tudo isso é que preferimos vidas de silencioso desespero a romper com as amarras que nos aprisionam e nos distanciam daquilo que grita dentro de nós, esperando aflitamente que o escutemos, a fim de que sejamos nós mesmos pelo menos uma vez na vida sem a preocupação de agradar aos outros.

É preciso coragem e viver segundo aquilo que arde dentro de nós, mesmo que sejamos vistos como loucos, pois só assim conseguiremos sair das depressões que nos encontramos. É preciso sacudir as gaiolas, já que, como diz Alain de Botton: “As pessoas só ficam realmente interessantes quando começam a sacudir as grades de suas gaiolas”. E, sobretudo, é preciso ser inadequado, porque não se adequar a uma sociedade doente é uma virtude.

Veja vídeo de Jiddu Krishnamurti falando sobre, “como viver em uma sociedade doente, imoral, corrupta?”

Escrito por Marcelo Maheshwara Domingues
Tirinha “Um sábado qualquer” de Carlos Ruas

GOSTOU? DEIXE ABAIXO O SEU COMENTÁRIO. É IMPORTANTE PARA NÓS 😉

1 COMENTÁRIO

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui